top of page
Construindo uma casa

Locação dos pilares e cargas na fundação 

A prancha de locação e cargas na fundação geralmente é a primeira a ser feita e é numerada como prancha 01. Isso porque ela fornece informações essenciais para a definição e dimensionamento geotécnico da fundação pelo engenheiro geotécnico (engenheiro de solos) e também é utilizada como referência para o posicionamento correto da edificação no terreno.
Em geral, a prancha de locação e cargas é feita e enviada antes mesmo das outras estarem prontas para que em paralelo ao detalhamento da superestrutura, o engenheiro geotécnico possa trabalhar na definição da fundação.

Formas da Fundação 

A Planta de Formas é uma das plantas do Projeto de Fundação e do Projeto Estrutural, usada para identificar e posicionar as vigas, pilares, lajes, sapatas, blocos e demais elementos importantes para os projetos. As formas são elementos de madeira, aço ou pvc, que permitem a moldagem dos elementos de concreto armado.

Estruturas de casas
Construindo uma casa

Armação da Fundação

A prancha de armação da fundação vem logo após com todos os detalhes de armação dos elementos de fundação. Isso inclui a armação dos blocos/sapatas da fundação, a laje de piso e as cintas/vigas de fundação. Os arranques dos pilares na fundação podem vir junto com a armação dos elementos de fundação ou ser detalhado junto com a armação dos pilares. Fica a critério do projetista. Sempre recomendo que os arranques sejam detalhados juntamente com a armação da fundação, exceto no caso de edificações de pequeno porte como residências de até 2 pavimentos.

Planta de Armação das vigas

Para cada pavimento devem-se detalhar os elementos estruturais em planta. As formas dos pavimentos devem mostrar a disposição e locação das vigas, pilares e lajes para determinado pavimento bem como as dimensões desses elementos. Shafts nas lajes devem obrigatoriamente aparecerem nas formas para correta execução da estrutura. 

 
Transições de pilares também devem ser detalhadas de forma adequada para indicar se o pilar nasce, continua, reduz de seção ou morre naquele pavimento. Os cortes dos pavimentos podem ser posicionados na mesma prancha das formas ou em pranchas separadas. 

Todas as vigas devem ser armadas e detalhadas em pranchas específicas para cada um dos pavimentos. 

Vigas de madeira interiores
Arquitetos discutindo esboço
Arquitetos discutindo esboço

Armação dos pilares 

A prancha de armação dos pilares deve vir com todas as informações necessárias para a execução da armação dos pilares e também com o comprimento dos ferros longitudinais e detalhes de estribo e dobras. É essencial detalhar quando há a troca do número de ferros e/ou bitolas de um pavimento para o outro bem como as esperas do ferro dos pilares entre pavimentos. 

 
A prancha de pilares é uma das primeiras do projeto, geralmente vindo após os desenhos de fundação. Existem projetistas que separam a armação dos pilares por pavimento e outros, como eu, detalham armação dos pilares do primeiro ao último lance na mesma prancha. 

Armação das Lajes 

As lajes devem ter suas armações positivas e negativas detalhadas, de preferência, separadamente. Um desenho para cada tipo de armação, podendo estar detalhados na mesma prancha ou em pranchas separadas.

Plantas do arquiteto Verificação
bottom of page